Com apenas 25 anos, Luísa Militão Vicente Barroso conquista o cargo de juíza no TRF1 e se destaca como a magistrada mais jovem em atividade no Brasil. Conheça sua trajetória inspiradora.
A jovem mineira Luísa Militão Vicente Barroso, de apenas 25 anos, está prestes a assumir o cargo de juíza no TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), localizado em Brasília. Segundo informações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ela se consagra como a magistrada mais jovem em atuação no país.
Natural de Inhapim, cidade do interior de Minas Gerais, Luísa decidiu ainda muito jovem seguir um caminho de intensa dedicação aos estudos. Aos 16 anos, visando uma formação de excelência, deixou sua cidade natal para cursar o ensino médio no Coluni/UFV (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa).
Guiada pelo lema “Estudar, saber, agir, vencer”, Luísa ingressou no curso de Direito da UFV em 2017, como ela mesma relatou em entrevista ao Blog do Eduardo Gonçalves, voltado ao público jurídico.
Em seu perfil no Instagram, a mais jovem juíza celebrou a conquista de retornar ao tribunal, agora como juíza:”quanta honra poder regressar a esse tribunal magnífico, onde tive a alegria de estagiar ainda na graduação”.
Desde o início de sua formação, a magistrada tinha uma meta clara: ingressar no serviço público. Segundo ela, nunca cogitou seguir carreira na advocacia. Focada nesse objetivo, dedicou cerca de 95% do seu tempo aos estudos, chegando a estudar aproximadamente oito horas por dia. Para intensificar sua preparação, deixou o estágio, mas continuou exercendo atividades de advocacia.
Curiosamente, Luísa revelou que, inicialmente, tornar-se juíza parecia um desafio além de suas expectativas. No entanto, surpreendeu a todos ao superar a primeira fase do concurso com uma margem de 10 pontos acima da nota de corte, conquistando também a sétima melhor classificação nas provas discursivas e a nona melhor pontuação na sentença cível.