in

secretário do Reino Unido faz chamada de vídeo com charlatão

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, trocou mensagens e chegou a fazer uma chamada de vídeo com uma pessoa que dizia ser o ex-presidente ucraniano Petro Poroshenko, mas as interações foram posteriormente classificadas como um trote, informou nesta sexta-feira (7) o gabinete dele.

“Embora no vídeo realmente parecesse ser o Sr. Poroshenko, após a conversa, o secretário de Relações Internacionais ficou com alguma suspeita”, disse o gabinete em comunicado.

“Agora o departamento investigou e confirmou que não foi genuíno, e que as mensagens e a chamada de vídeo foram uma fraude.”

Continua depois da publicidade

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron
22/05/2024
REUTERS/Florion Goga

O comunicado não detalhou o que foi discutido, apenas informou que o autor pediu a Cameron outros dados de contato.

A secretaria afirmou que Cameron estava tornando a fraude pública “caso o vídeo com o Secretário de Relações Internacionais fosse manipulado e subsequentemente usado, e para assegurar que outras pessoas estejam cientes desse risco”.

“Embora lamente seu erro, o secretário de Relações Internacionais crê que é importante denunciar esse comportamento e aumentar os esforços para combater o uso de desinformação”, disse.

Continua depois da publicidade

O Reino Unido, que fará uma eleição nacional no dia 4 de julho, não informou quem teria sido o responsável pela fraude.

Cameron não é o primeiro ministro das Relações Exteriores do país a cair em um trote. Em 2018, Boris Johnson discutiu relações internacionais e poesia com um farsante que fingiu ser o primeiro-ministro armênio. Em 2022, o Reino Unido culpou a Rússia por ligações a dois ministros e por uma tentativa de ligação para um terceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Maps atualiza e novas imagens mostram dimensão das enchentes em Porto Alegre

Cruzeiro do Sul faz 1ª aquisição desde IPO e ações sobem 3,8%; veja o que animou