Os brasileiros terão um novo documento de identificação nacional, será uma nova Carteira de Identidade Nacional, um documento que nesta semana foi anunciado pelo governo federal.
O novo documento oficial, foi criado com o objetivo de unificar informações pessoais dos brasileiros, mas atenção, não é preciso se preocupar quanto à validade da atual Carteira de Identidade, os cidadãos terão um tempo para “tirar” a nova carteira sem que a atual perca a validade, afinal, o governo sabe que milhares de brasileiros precisarão de um prazo amplo, até que todos façam a substituição do RG.
O decreto do governo federal, para a nova Carteira de Identidade Nacional, entra em vigor a partir do dia 1º de março.
O pedido da nova Carteira de Identidade Nacional, não poderá ser feito pela internet, a solicitação terá que ser feita presencialmente, para isso, o cidadão terá de se dirigir ao órgão emissor de seu Estado, portando sua Certidão de Nascimento ou de Casamento, a partir daí, o cidadão terá uma identificação no sistema, na plataforma Gov.br, onde será apresentada a data para receber sua nova Carteira de Identidade Nacional impressa (documento físico), quando então, além do documento impresso o brasileiro terá acesso também a carteira digital.
Uma pergunta que muitas pessoas estão fazendo é o que muda com essa nova carteira. Basicamente, a nova Carteira de Identidade irá apresentar a Unidade Federativa (UF), órgão emissor, matrícula de nascimento ou registro de casamento, fotografia com assinatura e impressão digital, data de validade e elementos para verificação de autenticidade, como um código QR.
Também poderá constar informações de saúde, se o indivíduo está ou não disposto a doar órgãos.
O novo documento terá novo prazo de validade, após expedido, serão 5 anos para quem tiver idade até 12 anos, de 12 aos 60 a validade é de 10 anos, mas para os idosos, pessoas com idade a partir de 60 anos, a validade será por tempo indeterminado.