in

quando todo país vai folgar, com emenda, em 2024?

Em um mês, os paulistas terão uma folga programada para chamar de sua em um ano marcado com poucos feriados em dia útil — o próximo feriado nacional de 2024 durante a semana só será em 15 de novembro (Proclamação da República), uma sexta-feira.
Os paulistas terão a chance de pendurar as chuteiras em 9 de julho, uma terça-feira, quando será comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista.

Entenda a Revolução Constitucionalista

O feriado válido apenas para o estado de São Paulo lembra o movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) contra o presidente Getúlio Vargas.
O 9 de julho de 1932 marca o início dos motins armados realizados por São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul para derrubar o governo provisório de Vargas e criar uma Constituição.
O dia virou feriado em 1997, com a aprovação da Lei Estadual 9.497, que instituiu o 9 de julho como Data Magna de São Paulo.
Mesmo sob feriado estadual, as negociações na B3 vão funcionar normalmente em pleno feriado estadual. Segundo a B3, haverá registro, movimentações e liquidação em todas as operações mantendo-se em 9 de julho “o horário normal de funcionamento.”

Poucos feriadões em 2024

O próximo “feriadão” nacional será só em novembro, e quatro datas consideradas feriados nacionais caem no sábado e no domingo este ano.

Continua depois da publicidade

Confira a seguir o calendário:

Próximos feriados em sábados e domingos

  • Independência do Brasil (7 de setembro – sábado)
  • Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro – sábado)
  • Dia de Finados (2 de novembro – sábado)

Próximos feriados e pontos facultativos em dias úteis

A folga durante a semana só voltará para parte dos brasileiros, no final de outubro, com o Dia do Servidor Público – e é um ponto facultativo:

  • Dia do Servidor Público (28 de outubro – facultativo)
  • Proclamação da República (15 de novembro – sexta-feira)
  • Dia da Consciência Negra (20 de novembro – quarta-feira)
  • Natal (25 de dezembro – quarta-feira)

Lembrando que não haverá negociação nos dias 24 e 31 de dezembro na bolsa e nas instituições financeiras, sendo que, nas últimas, algumas áreas realizam expediente interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvincular aposentadoria do salário-mínimo: entenda proposta do TCU

Lula vai à Itália para participar da Cúpula do G7