Criar políticas em apoio a diversidade, como incentivo a inclusão de pessoas portadoras de alguma deficiência nas escolas, é um modo de integrar a criança desde cedo no ensino regular, para se integrar e conviver com outras pessoas que não são apenas do círculo familiar e amigos, dando a chance, tanto para essas crianças especiais como para os demais estudantes, de terem a oportunidade de construir um novo olhar, com conceitos de empatia e respeito mútuo, por se tratar de uma realidade.
Por se tratar de uma realidade em todo o mundo, não existe país sem pessoas portadoras de deficiência, muitas delas cursando faculdade, outras trabalhando em profissões que antes da inclusão parecia impossível.
Esse é um passo, ainda pode melhorar, importante, mas não é só nessa área, de estudos e profissional, que está acontecendo avanços, o setor do bem estar também está reconhecendo a importância de oferecer lazer para pessoas com deficiência.
Uma boa notícia que prova esse avanço é a inauguração do primeiro parque aquático criado para atender exclusivamente pessoas portadoras de deficiência, foi projetado no Texas, Estados Unidos, em San Antonio. O nome escolhido para o parque aquático foi Morgan’s Inspiration Island, na tradução quer dizer; “Ilha Inspiração de Morgan”.
O projeto do parque aquático Morgan’s Inspiration Island teve como inspiração, atender pessoas que por conta da condição física, não podem ou não conseguem aproveitar bem um dia de lazer nos parques convencionais. Pessoas com alguma condição de dificuldade física encontram no parque Ilha Inspiração de Morgan, muita diversão onde as cadeiras de rodas são impermeáveis, disponíveis para aluguel, garantindo a diversão.
O dono do parque aquático, Gordon Hartman, também pensou nas famílias de baixa renda, que não podem pagar ingresso, para essas crianças e o acompanhante a entrada é gratuita.
Esse é o primeiro parque aquático, tomara que em breve, mais parques sejam projetados em outros países.