Pequim (Reuters) – A atividade de serviços da China acelerou em maio no ritmo mais rápido em 10 meses, enquanto os níveis de funcionários expandiram pela primeira vez desde janeiro, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quarta-feira, apontando para uma recuperação sustentada no segundo trimestre.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu de 52,5 em abril para 54,0, expandindo pelo 17º mês consecutivo e crescendo no ritmo mais rápido desde julho de 2023. A marca de 50 separa expansão de contração da atividade.
Juntamente com o PMI de manufatura do Caixin, que atingiu um recorde de quase dois anos, as leituras sugerem que a atividade empresarial expandiu de forma robusta no mês passado.
Continua depois da publicidade
Outros indicadores a serem divulgados, incluindo exportações, empréstimos bancários e vendas no varejo, devem fornecer mais pistas sobre o impulso do crescimento.
O PMI Composto do Caixin/S&P, que acompanha os setores de serviços e industrial, subiu de 52,8 em abril para 54,1 no mês passado, o maior valor em um ano.
A entrada mais rápida de novos negócios sustentou o crescimento da atividade de serviços. Os novos negócios aumentaram pelo ritmo mais rápido desde maio de 2023, assim como os novos negócios de exportação.
Continua depois da publicidade
Novos funcionários foram contratados no mês passado para lidar com a carga de trabalho contínua, de acordo com os respondentes, elevando os níveis de pessoal ao seu ponto mais alto desde setembro do ano passado.
No entanto, as pressões inflacionárias se intensificaram, com as empresas aumentando seus preços em meio ao aumento da carga de custos.
Os níveis de confiança das empresas também diminuíram para um recorde de baixa de sete meses em meio a preocupações sobre o ambiente econômico global e o aumento dos preços.