Chamado com muita admiração por aqueles que fazem uso, de “sucos da imunidade”, uma variedade de bebidas ricas em vitaminas e nutrientes é servida bem gelada é servida inteiramente grátis.
A nutricionista Rosangela Cerchi dos Santos, 43 anos, está nesse período de quarentena para prevenção do novo coronavírus, fazendo sua parte para ajudar. Ela faz entrega de sucos com base em uma receita que ofereça bons nutrientes na versão de sucos verde, amarelo e vermelho em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nos postos de saúde e hospitais.
Ao conversar com a equipe do G1, a nutricionista explicou melhor sobre a importância de fortalecer o sistema imunológico;
“Eu sempre expliquei os benefícios e chamei os sucos de fitoterápicos, mas, estão os chamando de sucos da imunidade. Ele não combate o novo coronavírus, mas, fortalece muito o sistema imunológico e a ajuda a pessoa a ter uma melhor reação, caso ela tenha contato com o vírus e aí pode ser que nem desenvolva a doença”.
Rosangela Cerchi fazia um trabalho na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no combate a obesidade infantil, ela trabalhava ajudando grupos.
“Antes da pandemia eu tinha esse trabalho específicos, porém, as consultas foram desmarcadas e agora a minha demanda é espontânea. Nos outros períodos, faço os sucos para distribuir nas unidades de saúde”, comentou.
A profissional também falou sobre o uso e divulgação de sementes germinadas; “bem divulgadas na comunidade nutricional e científica, principalmente por conta do potencial fitoterápico”. “Nós temos o grande enfoque na moringa oleifera que, por incrível que pareça, é facilmente encontrado com raizeiros e no mercadão. Só que é necessário cuidado no uso e existem casos que podemos substituí-la por couve, no caso do suco verde, por exemplo. Só que a semente germinada realmente é mais potente”.
Rosangela Cerchi dos Santos, entrega galões de “sucos da imunidade” nas unidades de saúde aos profissionais de saúde, ela já está há dias fazendo esse trabalho voluntário.
“O suco é entregue sem custo e por isso as doações são tão importantes. Eu peço nas redes sociais e quem se solidariza sabe da importância. Nós falamos dos profissionais da saúde, mas, quem atua no administrativo e no setor de limpeza do hospital também toma”, disse a nutricionista contando parte de sua rotina;
“Eu tomo o meu café, um banho e aí já começo a higienizar a bancada onde ficam as frutas. No dia anterior, eu também as deixo prontas e higienizadas. Desde o início, já orientei as pessoas a não deixarem a bebida armazenada e sim a beberem de estômago vazio e se alimentarem somente após 40 minutos. Só assim a bebida terá o efeito potencializado”.
“O sabor é sempre puxado para o cítrico porque usa laranja, limão, abacaxi e eventualmente maçã. Em seguida vem a couve, hortelã, moringa oleíferas. Na outra semana, quando eu intercalo com o suco amarelo e o outro o vermelho, vem a beterraba e a cenoura, além das sementes, como a queridinha que é a girassol e depois quinoa, amaranto, chia, entre outros “.