Uma aparente falha na operadora da Bolsa de Valores de Nova York provocou interrupções nas negociações por volatilidade de ações de várias empresas e levou a variações muito expressivas de muitos papéis dessas companhias.
O destaque negativo ficou para as ações da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett. Os ativos BRK-A chegaram a cair 99,97%, a US$ 185,10, antes de terem a negociação interrompida. Já os papéis BRK-B caíam cerca de 1%.
Houve menos de 4.000 negociações registradas no dia para ações classe A da Berkshire quando as negociações foram interrompidas. As negociações continuaram com as ações da classe B.
Continua depois da publicidade
A NYSE disse em que estava investigando um problema técnico relacionado às faixas de limite superior e inferior de operações, que são mecanismos para interromper a negociação de ações devido à volatilidade excessiva. Não estava claro exatamente quantas ações são afetadas pelo problema. O provedor de índices Intercontinental Exchange Inc. é proprietário da Bolsa de Valores de Nova York.
Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP
Chipotle caiu 1,2% às 9h44 (horário de Nova York), quando teve a negociação interrompida. As paradas de volatilidade são normalmente desencadeadas por uma série de fatores, mais comumente por mudanças rápidas e grandes no preço e no volume. Horace Mann Educators Corp. e Franco-Nevada Corp. também foram paralisadas, apesar de parecerem movimentar-se menos de 3%.
Continua depois da publicidade
As falhas ocorrem uma semana depois que as bolsas de valores dos EUA mudaram seu sistema para liquidação de um dia.
Na quinta-feira, um erro informático impediu a impressão dos preços no maior índice de ações dos EUA durante mais de uma hora, mas não afetou ações individuais e resultou apenas em pequenas oscilações.
(com agências internacionais e Bloomberg)