in

Medida para RS impediu Receita de receber número previsto de declarações do IR

O número foi histórico, mas abaixo do esperado: 42.421.153 de declarações de Imposto de Renda foram enviadas à Receita Federal dentro do prazo, mas o patamar ficou abaixo do previsto pelo Fisco, que esperava receber 43 milhões de documentos.

O motivo, no entanto, está dado: a medida de prorrogação da temporada para os contribuintes atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul gerou o não cumprimento da expectativa. Os gaúchos terão até 30 de agosto para o envio do documento.

“Com a prorrogação do prazo para entrega da declaração em 399 municípios do Rio Grande do Sul afetados pela calamidade das chuvas, parte dos contribuintes ainda poderão entregar no prazo.  A expectativa é que cerca de 700 mil gaúchos ainda apresentem a declaração no novo prazo”, afirmou, por nota, a Receita Federal.

Continua depois da publicidade

Se esses 700 mil gaúchos enviarem suas declarações até 30 de agosto, o número final de envios poderá atingir 43.121.153 — patamar que pode cumprir a previsão inicial do Fisco.

Restituição

O primeiro lote de restituição do IR 24 já foi pago na última sexta-feira (31), e cerca de 5,5 milhões de contribuintes foram contemplados. O próximo depósito será realizado em 28 de junho.

Confira o calendário deste ano:

Continua depois da publicidade

  • 1º lote: 31 de maio de 2024
  • 2º lote: 28 de junho de 2024
  • 3º lote: 31 de julho de 2024
  • 4º lote: 30 de agosto de 2024
  • 5º lote: 30 de setembro de 2024

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inscrições começam nesta terça; veja como pagar

Por unanimidade, STF coloca Moro no banco dos réus por calúnia contra Gilmar Mendes