BRUXELAS (Reuters) – A empresa de investimentos norte-americana KKR obteve nesta quinta-feira aprovação incondicional da União Europeia para compra da rede de telefonia fixa da Telecom Italia, um negócio de 22 bilhões de euros (24 bilhões de dólares).
O negócio marca a primeira vez que uma grande operadora de telecomunicações de um grande país europeu está se desfazendo de sua rede de telefonia fixa, potencialmente abrindo caminho para que outras empresas sigam o exemplo.
“A Comissão investigou o impacto da transação sobre o mercado de serviços de acesso à banda larga por atacado na Itália e concluiu que ela não reduziria significativamente o nível de concorrência”, disse o órgão executivo da UE.
A Comissão afirmou que um acordo de serviços principais (MSA) que regerá o relacionamento entre a NetCo (a rede adquirida pela KKR) e a Telecom Italia após a transação não é parte integrante do negócio, pois não é um acordo por meio do qual a KKR adquire o controle da NetCo. Alguns rivais, incluindo a Vodafone, expressaram preocupações sobre esse contrato.
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
A rede de telefonia fixa da Telecom Italia cobre quase 89% das residências na Itália e seus cabos de fibra e cobre se estendem por mais de 23 milhões de quilômetros (14,3 milhões de milhas). A venda da rede faz parte de um plano apoiado pelo governo italiano para reduzir a dívida da companhia.