Ele comeu o molusco depois de fazer aposta com amigos
Sam Ballard, de 28 anos, ex-jogador de rúgbi, faleceu na última sexta-feira (02), em decorrência de complicações da doença que contraiu após ingerir uma lesma há 8 anos.
O jovem ingeriu o molusco durante uma aposta que fazia com amigos em Sidney, na Austrália.
Ao comer o animal, ele contraiu um verme, que deixou quase todo o seu corpo paralisado durante todos esses anos, até o dia de sua morte.
Segundo relatos de pessoas próximas ao jovem, ele bebia vinho com seus amigos, quando viu uma lesma no chão do local onde estavam se divertindo.
Desafiado pelos amigos, o jovem, que na época estava com 19 anos, engoliu o animal vivo.
Dias depois começaram a aparecer os primeiros sintomas, mal estar geral, dores nas pernas, a família então procurou ajuda médica.
Ballard foi diagnosticado com meningite eosinofílica, uma das doenças causadas pelo verme Angiostrongylus cantonensis.
Moluscos como lesmas e caramujos são hospedeiros naturais desse verme, porque as lesmas geralmente se alimentam com fezes de ratos.
Na maioria dos casos, as pessoas que contraem o parasita conseguem se curar, mas no caso de Ballard foi diferente e ele sofreu durante todos os anos que precederam sua morte.
Ele passou 420 dias em coma, e ao acordar tinha perdido quase todos os movimentos do corpo.
Sam tinha ficado popular na Austrália depois que jornais e a internet divulgaram sua história.
Os cuidados de sua mãe, Katie, também eram motivo de comoção para a grande parte das pessoas, ela foi incansável enquanto o filho sobreviveu depois do episódio que mudou a vida da família.
Ela conta que o jovem perdoou os amigos que o provocaram a comer o animal, pois nenhum deles havia consciência do perigo. Eles também acompanharam o dia a dia de Sam até o final.
Muitas pessoas lamentaram a morte do jovem nas redes sociais.
O australiano Sam Ballard, ao centro, morreu após comer lesma em brincadeira — Foto: Reprodução/Facebook
Foto de Sam depois que a paralisia já tinha o acometido.
Não se sabe qual espécie de lesma o jovem engoliu.
No Brasil casos envolvendo contaminação por caramujos já foram registrados.
Recentemente, caramujos africanos foram encontrados no Maranhão, no Espírito Santo, no Acre. em São Paulo , em Pernambuco e em Minas Gerais. Além da meningite, os moluscos podem transmitir esquistossomose, outra doença causada por verme.