O índice Dow Jones Brazil Titans 20 ADR (BR20), que reúne as principais empresas brasileiras listadas na B3 com recibos de ações negociados nos Estados Unidos, registrava alta na abertura do mercado americano, com ganhos de 0,47% a 18.072 pontos, às 10h35 (horário de Brasília). A B3 está fechada nesta quinta-feira (30) por conta do feriado de Corpus Christi, reabrindo na sexta-feira (31). O EWZ, principal ETF brasileiro negociado no mercado americano, que replica o índice MSCI Brazil, tinha leve queda de 0,15%, a US$ 29,84.
Na véspera, cabe ressaltar, o Ibovespa chegou ao menor patamar desde 13 de novembro de 2023, também com a diminuição das posições em Bolsa por conta do feriado. Os ADRs divergem do movimento dos principais índices dos EUA, que registram baixa. Dow Jones caía 0,80% no mesmo horário, muito por conta da forte queda de mais de 15% das ações da Salesforce após o balanço, enquanto o S&P500 caía 0,33% e o Nasdaq tinha baixa de 0,43%.
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
Continua depois da publicidade
A última sessão também foi de queda em Wall Street, à medida que os rendimentos do Tesouro perto do nível mais alto deste ano alimentam a preocupação com uma política monetária restritiva.
Nesta manhã, os rendimentos dos títulos do Tesouro chegaram a cair e os futuros de ações reduziram as perdas após a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA e dos pedidos de auxílio desemprego, mas a cautela do mercado continua.
O PIB americano cresceu a uma taxa anualizada de 1,3% de janeiro a março, abaixo da estimativa prévia de 1,6% e notavelmente mais lento do que o ritmo de 3,4% nos últimos três meses de 2023. A revisão do crescimento no primeiro trimestre seguiu-se à recente fraqueza nas leituras das vendas no varejo e dos gastos com equipamentos. Uma medida da inflação durante o primeiro trimestre foi revisada para baixo, de 3,4% para 3,3%, o aumento trimestral mais rígido da pressão dos preços em um ano.
Continua depois da publicidade
Já o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou na semana passada, mas o mercado de trabalho ainda mostra sinais de persistência. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego subiram em 3.000 na semana encerrada em 25 de maio, para 219.000 em dado com ajuste sazonal, informou o Departamento do Trabalho na quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam 218.000 pedidos na última semana.
Mas é a pauta de sexta-feira que traz ansiedade, uma vez que está previsto o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida do Federal Reserve, que mantém o suspense sobre cortes de juros.
(com Bloomberg e Reuters)