in

Ibovespa opera em tendência bem estruturada de baixa, aponta análise técnica

O Ibovespa encerra o mês de maio indo buscar a sua mínima anual, após ter atingir no final do ano passado sua máxima histórica em pontos. No pregão de quarta-feira (29), véspera do feriado, o índice terminou com queda de 0,87%, aos 122.707 pontos.

“Essa queda deixa o índice em uma tendência de baixa muito bem estruturada dentro do curto e médio prazo, rompendo fundos e acelerando no processo”, diz o analista técnico Guilherme Schrepel, da Investimentos 4YOU.

Schrepel ressalta que, no dia 29 de maio, o Ibovespa perdeu a mínima anterior, tocada no dia 18 de abril, na região dos 123.396. Isso pode sugerir um novo piso nos 122.150 pontos, no curto prazo.

Continua depois da publicidade

De acordo com o analista, essa é uma região de suporte de preço e também o piso do canal de baixa. “Ou seja, no momento em que o preço executar esse alvo, sugere uma possível reação por parte dos compradores”, afirma.

Análise técnica Ibovespa

Gráfico Diário Ibovespa. Fonte: Nelogica. Elaboração: Guilherme Schrepel

Repique de alta?

Para ele, caso a força compradora se efetive, o Ibovespa teria uma região de resistência que poderia servir para um possível processo de repique, aos 123.785 pontos.

De acordo com ele, os próximos níveis de suporte do índice são os 120.580 e 119.750.

Continua depois da publicidade

Caso eles sejam rompidos, em movimento vendedor, por Fibonacci, as próximas regiões do índice seriam as regiões do 117.900 e 113.225 – levando o Ibovespa de volta aos pontos de 2023.

Dessa forma, conforme a análise de Schrepel, o Ibovespa teria espaço ainda para quedas entre 3% a 7%.

IBOV: médio prazo

Gráfico Semanal Ibovespa. Fonte: Nelogica. Elaboração: Guilherme Schrepel

Indo para análise de médio prazo, considerando o tempo gráfico semanal, de acordo com ele, é possível observar que o índice perdeu o suporte do canal de alta de longo prazo.

Continua depois da publicidade

Além disso, acrescenta ele, o Ibovespa vem trabalhando abaixo das médias mais rápidas e muito próximo do suporte do gráfico diário.

Da mesma forma, pela análise semanal, o Ibovespa poderia contar com uma força compradora, com repique de alta.

“Teríamos mais uma possível formação seguindo as anteriores. A média exponencial de duzentos períodos está bem próxima das projeções de Fibonacci, gerando uma confluência no preço”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último dia para enviar Imposto de Renda 2024? Use pré-preenchida e mais 6 dicas

Bolsas da Ásia fecham sem sinal único, com ganhos em Tóquio e perda modesta em Xangai