O Ibovespa Futuro opera com leve alta nos primeiros negócios desta quarta-feira (5), à medida que investidores digerem dados de atividade econômica no Brasil, enquanto esperam por indicadores nos Estados Unidos. Os dados do ADP mostraram que o setor privado dos EUA, com a criação de 152 mil postos de trabalho em maio, ante pesquisa Reuters de 175 mil pontos.
A produção industrial brasileira caiu 0,5% em abril, após ter mostrado expansão 0,9% em março. No acumulado do ano, o setor industrial cresceu 3,5%. A queda no mês veio mais forte que da taxa esperada pelo consenso LSEG de analistas, que previa retração de 0,4% em abril ante março. A projeção para a variação anual era de alta de 8,3%.
Na seara política, está prevista a votação no plenário do Senado do programa automotivo Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover) depois de o relator do projeto, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), ter retirado do texto o dispositivo que resgatava a cobrança de imposto sobre compras internacionais de até US$ 50.
Continua depois da publicidade
Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
Às 9h14, o índice futuro com vencimento em junho subia 0,05%, aos 122.125 pontos.
Em Wall Street, os índices futuros operam com ganhos, à medida que os investidores se preparam para os dados da folha de pagamento privada enquanto analisavam os últimos lucros corporativos.
Continua depois da publicidade
Nesta manhã, Dow Jones Futuro operava com alta de 0,23%, S&P500 subia 0,32% e Nasdaq Futuro avançava de 0,60%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista operava com queda de 0,20%, cotado a R$ 5,274 na compra e na venda. Já dólar futuro (DOLFUT), caia 0,35%, indo aos 5.284 pontos.
No mercado de juros, os contratos futuros operavam com queda. O DIF26 caia 0,01 pp, a 10,86%; DIF27, -0,02 pp, a 11,20%; DIF29 -0,02 pp, a 11,64%; DIF31, -0,02 pp, a 11,83%.
Continua depois da publicidade
As cotações do petróleo operam em alta após abertura negativa, apesar de um relatório da indústria que mostrou aumentos nos estoques de petróleo e combustível dos EUA, aumentando as preocupações em torno do crescimento da demanda.
Já os preços do minério de ferro na China fecharam com baixa pela quinta sessão consecutiva nesta quarta-feira, pressionados pela vacilante demanda por aço e pelas expectativas de altos embarques para o principal consumidor, a China, em junho.