O Ibovespa Futuro opera com alta nesta quarta-feira (29), véspera do feriado de Corpus Christi, em linha com exterior e com uma série de dados nacionais para avaliar.
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,5% no trimestre encerrado em abril de 2024, sem variação estatisticamente significativa frente ao trimestre encerrado em janeiro de 2024, quando esse percentual estava em 7,6%. Às 11h a perspectiva é de que o Ministério do Trabalho e Emprego informe a abertura de 216,948 mil vagas em abril pelo Caged. Mais tarde, o Tesouro divulga o relatório da dívida pública também de abril.
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
Continua depois da publicidade
Às 9h17, o índice futuro com vencimento em junho caia 0,29%, aos 123.585 pontos.
Em Wall Street, os índices futuros dos EUA operam em queda, antes da divulgação do Livro Bege do Fed e comentários dos integrantes do Federal Reserve (Fed) Raphael Bostic e John Williams. Os mercados americanos são pressionados pelo aumento dos rendimentos dos Treasuries devido às preocupações com o momento e a escala dos cortes da taxa de juros pelo Federal Reserve.
Nesta manhã, Dow Jones Futuro caía 0,59%, S&P500 recuava 0,59% e Nasdaq Futuro tinha queda de 0,64%.
Continua depois da publicidade
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista opera com alta de 0,43%, cotado a R$ 5,175 na compra e R$ 5,176 na venda. Já dólar futuro (DOLFUT), subia 0,28%, indo aos 5.174 pontos.
No mercado de juros, os contratos futuros operam com forte queda após dados do IPCA-15. O DIF26 subia 0,02 pp, a 10,74%; DIF27, +0,01 pp, a 11,07%; DIF29 +0,03 pp, a 11,57%; DIF31, +0,02 pp, a 11,78%.
Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira, após o comportamento misto de Wall Street ontem na volta do feriado. O índice Nikkei caiu 0,77% em Tóquio, a 38.556,87 pontos, pressionado por ações de eletrônicos e maquinário, à medida que o juro do título do governo japonês (JGB) de 10 anos renovou máxima em 12 anos com expectativas de mais aperto monetário por parte do Banco do Japão (BoJ).
Continua depois da publicidade
Na China continental, por outro lado, as bolsas ficaram levemente no azul hoje, possivelmente animadas por novas medidas de incentivo ao setor imobiliário em Xangai e outras grandes cidades chinesas.
Os mercados europeus operam no vermelho, após registrar na véspera a pior sessão em um mês, com investidores se concentrando nas perspectivas das taxas de juro e atentos ao aumento dos rendimentos dos títulos globais.
As cotações do petróleo sobem nesta quarta-feira devido às expectativas de que os principais produtores manterão os cortes de produção na reunião deste domingo, ao mesmo tempo que o consumo de combustível deverá começar a aumentar com o início da época de pico da demanda no verão.
Continua depois da publicidade
As cotações do minério de ferro na China fecharam em queda pela terceira sessão consecutiva, com o enfraquecimento dos fundamentos do principal ingrediente siderúrgico compensado por mais estímulos imobiliários na China.