A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), pré-candidata à prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições de outubro deste ano, deve receber o apoio formal de Gabriel Chalita (sem partido), que já disputou o cargo e já foi candidato a vice na chapa do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).
Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, Chalita declarou apoio a Tabata durante um jantar com profissionais da saúde, na última sexta-feira (24).
O encontro aconteceu na casa da médica Ludhmila Hajjar, uma das responsáveis por elaborar o programa de governo da pré-candidata do PSB na área da saúde. O médico Paulo Saldiva também integra a equipe.
Continua depois da publicidade
“Acho a Tabata competente, corajosa e com imensa sensibilidade para os problemas mais complexos de São Paulo. Ela tem a consciência do valor da educação para melhorar todas as outras políticas públicas”, afirmou Chalita, em entrevista à Folha.
Gabriel Chalita já participou de duas eleições para a prefeitura da maior cidade do Brasil, em 2012 e 2016. Na primeira disputa, foi o candidato do PMDB (hoje MDB) e terminou em quarto lugar, com 13,6% dos votos válidos (833,2 mil), atrás de José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Celso Russomanno (PRB). No segundo turno, Haddad derrotou Serra.
Quatro anos depois, em 2016, Chalita foi candidato a vice na chapa de Haddad à reeleição. A dupla terminou na segunda colocação, com 16,7% dos votos (917,1 mil), mas foi derrotada ainda no primeiro turno por João Doria (PSDB), eleito com mais de 53% dos votos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Atual ministro da Fazenda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad declarou apoio à pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo. A vice na chapa será a ex-prefeita Marta Suplicy (PT).
Sem partido desde 2019, quando deixou o PDT, Gabriel Chalita também teve passagens por PSDB, PSB e PMDB. Ele foi secretário estadual de Juventude, Esportes e Lazer no governo de Geraldo Alckmin (hoje vice-presidente da República) em São Paulo, entre 2001 e 2002.
Continua depois da publicidade
Chalita, que é advogado, professor e escritor, também ocupou a Secretaria Estadual de Educação, novamente no governo Alckmin em São Paulo, entre 2002 e 2006. Além disso, foi vereador na capital paulista (2009-2011) e deputado federal (2011-2015).