Muitas pessoas sofrem de constipação que chega até a ser praticamente crônica, algo que causa dor e incômodos diversos. Com isso e para aliviar o sofrimento, não são poucos os indivíduos que tentam um pouco de tudo o que ensinam, ou então experimentam medicamentos sem consulta médica na tentativa de solucionar o problema.
O pior é que quando a constipação acontece com regularidade, o intestino preso provoca aumento nos gases, faz com que o abdômen fique maior e como consequência, acumula peso.
Esses são apenas alguns problemas, por trás da constipação também existe a possibilidade de contaminação das bactérias que ficam nas fezes, embora o intestino impeça por um tempo que entrem na corrente sanguínea, se levar muito tempo, pode acontecer, sem contar que pode causar câncer que é uma doença grave.
A síndrome do intestino preso é algo mais comum na população do que se imagina, mas não é coerente aceitar como uma dificuldade que sempre teve, pode mudar esse quadro com alimentos que favoreçam o intestino preso facilitando o funcionamento.
Não é preciso se assustar, pois essa não é a intenção do artigo, mas é sempre bom fazer exames médicos para uma avaliação profissional e ter a certeza de que a saúde está sem maiores comprometimentos.
Confira os 5 alimentos que estão travando seu intestino e fazendo engordar.
Alimentos processados ou refinados – essa categoria de alimentos pode estar travando o intestino. Por exemplo, xarope de milho rico em frutose, aspartame, macarrão, farinha, açúcar branco, amido de milho entre outros.
Produtos lácteos – todos os produtos derivados do leite, porém, os probióticos e iogurtes naturais são aliados que favorecem o bom funcionamento intestinal.
Alimentos fritos, fast food ou carnes gordurosas. Esse tipo de alimento deve ser substituído por frutas, peixe, frango sem pele, legumes e outros.
Cafeína – e bebidas com muito açúcar – nesse grupo encontram-se os refrigerantes, especialmente os que são fabricados a base de cola.
Alimentos pobres em fibra.