in

Conheça toda a trajetória da Rowena, a nossa eterna Ursa Marsha

Ativistas entraram com o pedido de transferência da Ursa Rowena, carinhosamente chamada de Ursa Marsha, do Parque Zoobotânico de Teresina devido às altas temperaturas, entorno de 40º graus, na capital do estado do Piauí,

A história da nossa eterna Ursa Marsha precisa estar em ambientes mais frios, similar as temperaturas do Canadá e Estados Unidos. Preocupados com o bem estar do animal, os ativistas então fizeram uma petição online na esperança de ser aceita em razão de ser uma questão e vida para a ursa.

O da 4ª Vara Cível da Sessão Judiciária do Distrito Federal, juiz Frederico Botelho de Barros, ao analisar a petição, determinou a favor da petição condenando a necessidade em oferecer as melhores condições possíveis, daí expediu liminar para transferência de Rowena para Jundiaí – São Paulo, ser levada para o santuário na Associação Mata Ciliar.

Os ativistas comemoraram a decisão, mas não foi por muito tempo, em seguida o desembargador Jirair Aram Menguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, impediu que a ursa fosse transferida para o santuário para não colocá-la em risco devido a viagem.

As decisões judiciais pareciam que iriam longe, enquanto isso a Ursa Rowena continuava em Teresina. Um pouco de alívio para as pessoas preocupadas com a saúde da ursa aconteceu quando a  promotora Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), esteve em reunião com Margarete Coelho, vice-governadora do Piauí, Procuradoria-Geral do Estado e representantes do IBAMA, SEMAR e OAB para apresentar a questão e receber ajuda para transferir a ursa.

Rowena finalmente pôde ser transferira para o santuário em Jundiaí em 2018, no dia 21 de setembro para viver no Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos. Luisa Mell, defensora dos animais acompanhou Rowena no percurso da viagem. No novo lar, nossa Ursa Rowena ficou ótima, parecia feliz e tranquila, mas na última quarta-feira, 24/07, as complicações de saúde que já estava tendo se agravou e nossa eterna Ursa Marsha faleceu.

Written by Silvia Cardoso

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pais mostram seu menino que viveu 34 horas momentos antes de morrer

Cadela abandonada percorre 200 quilômetros à procura dos donos