Adesivo revolucionário desenvolvido por cientistas da da NTU, Nanyang Technological University de Singapura, na Ásia promete ajudar o mundo na luta contra obesidade.
O adesivo tem como objetivo tratar casos de gordura localizada e potencializar o emagrecimento. Durante o desenvolvimento do adesivo, os testes feitos em ratos, apontaram que os animais emagreceram 30% do peso em um período de 4 semanas após inicio do uso do adesivo.
Ele usa a gordura do próprio corpo para queimar mais calorias e consequentemente reduzir peso. Além do emagrecimento, os ratos usados no experimento tiveram redução significativa nos níveis de colesterol e ácidos graxos na corrente sanguínea, comparados aos animais que não usaram o adesivo e seguiram com a mesma dieta.
O adesivo combina um remendo de micro-agulhas, com drogas que são conhecidas por transformar o armazenamento de energia de gordura branca em gordura marrom, a gordura “boa” que queima energia.
As centenas de micro-agulhas são mais finais que um fio de cabelo humano e pressionadas na pele por cerca de dois minutos, estas micro-agulhas se aderem à pele e se separam do remendo, que pode ser retirado.
A pesquisa sobre o adesivo foi publicada na revista Small Methods pelo Professor Chen Peng da NTU e pelo Professor Adjunto Xu Chenjie.
Segundo os cientistas, as agulhas vão se degradando internamente e soltando os fármacos de forma gradativa e sem tantos danos ou efeitos colaterais como os medicamentos comuns usados no combate a obesidade disponíveis no mercado atualmente.
“Com as micro-agulhas embutidas na pele dos camundongos, as gorduras circundantes começaram a dourar em cinco dias, o que ajudou a aumentar o gasto de energia dos camundongos, levando a uma redução no ganho de gordura corporal”, disse Xu.
“A quantidade de drogas que usamos no adesivo é muito menor que a usada em medicação oral, ou uma dose injetada.
Isso reduz os custos de ingrediente de drogas, enquanto nosso projeto de liberação lenta minimiza seus efeitos colaterais “, completa Xu.
Tratamento barato
A equipe estima que seu protótipo de adesivo teve um custo material de cerca de US $ 3,50 para fazer, pouco mais de R$ 11.
O anuncio do projeto despertou interesse de várias industrias farmacêuticas e os estudos devem continuar e ao que tudo indica em breve o adesivo será disponibilizado no mercado.