Leandro Karnal é uma das personalidades mais conhecidas no Brasil, ele costuma ter agenda cheia e compromissos o ano todo, entre convites para entrevistas, palestras e participação em programas e TV, sempre trazendo reflexões de pensadores com olhar no comportamento da sociedade.
O historiador dessa vez, abordou um assunto de muito interesse dos pais, a educação dos filhos.
Karnal falou sobre a preparação dos filhos para quando se tornarem pessoas adultas, de modo que sejam pessoas éticas, responsáveis e com capacidade de oferecer ao mundo,empatia e o que eles mesmos irão precisar no futuro.
Leandro Karnal destacou a importância de terem “vergonha na cara”, e que isso deve ser ensinado aos filhos desde pequenos.
Karnal ainda falou sobre os professores que, na opinião dele, deveriam não deixar de observar comportamentos equivocados que muitos alunos têm, preferindo não se envolver nessa questão que deve ser responsabilidade dos pais.
O historiador chama atenção para a importância do ensino ético, dizendo:
“A virtude ética é adquirida com o tempo, crianças nascem sem ética e apenas alguns adultos melhoram, pois um dos fracassos da ética é a falta de vontade de pais e professores em educar.”
E ainda destacou a importância de estabelecer limites aos filhos:
“Educar é estabelecer limites, educar é dizer aos filhos que eles não podem tudo, educar é ensinar a bebes, crianças, jovens e adultos, que eles não estão isolados no mundo. Toda vez que eu tento proteger meu filho além da conta, e permito que ele faça o que bem entenda, em primeiro lugar, eu não o estou amando, mas eu estou criando, um completo idiota. Porque uma criança mimada dará lugar ao adulto imbecil”.