A saúde íntima da mulher é um assunto que precisa ser abordado de maneira clara e confortável para que todas se sintam à vontade para tirar dúvidas e se cuidar preventivamente, o que é mais indicado, pois desse modo, evitando doença.
Dentre as doenças que podem acometer a vagina, está a vaginite, que é uma inflamação causada por fungos e bactérias que leva a mulher a sentir dor no abdômen, as membranas ficam inchaço, vermelhidão, surgimento de prurido genital e secreção com odor. O pior é que, além de tudo isso, muitas mulheres correm risco da doença progredir.
Em geral, é comum o uso de antibióticos para combater os fungos e bactérias que contaminam e causam doenças, mas o uso precisa ser visto com atenção, pois o excesso de antibióticos, mesmo quando se trata de aplicação local, pode causar reação colateral como, por exemplo, alergias.
Os tratamentos medicinais caseiros podem resolver as inflamações causadas por fungos e bactérias na região íntima.
É importante que toda mulher faça os exames preventivos conforme orientação médica para evitar câncer de colo de útero e mama, mas os produtos naturais auxiliam no combate de diversos problemas na vagina.
Conheça quais são esses produtos que os ginecologistas não contam.
Vinagre:
Esse produto é usado para a região íntima da mulher desde a antiguidade. Para fazer a solução na medida correta, ferva 4 xícaras de água, coloque 2 colheres de sopa de vinagre (verifique se tem 9% de acidez).
Suco de limão:
Antes de se preocupar, saiba que fazer douche com a solução de 1 colher de sopa do suco de limão e 4 xícara de água morna.
Chá de camomila:
O chá é muito simples de fazer, são apenas 2 colheres de sopa das flores secas de camomila em 4 xícaras de água. Lembrando que o chá precisa ser esfriado antes de utilizar.