Muito se fala que antigamente não se ouvia falar em depressão e ansiedade como tanto se fala hoje em dia. Fica parecendo que as pessoas não sofriam de conflitos emocionais. Então vamos entender melhor a diferença e o que tem levado tantas pessoas a sofrerem dessa doença chamada depressão.
A diferença é que antes, embora muitas pessoas tenham sofrido não simplesmente chamadas de fracas ou preguiçosas, descuidadas e atualmente as mudanças, cobranças, necessidade de dar conta de tantas coisas ao mesmo tempo, as dificuldades ficaram mais evidentes.
Para quem duvida, sim, depressão é uma doença e precisa de tratamento medicamentoso, no caso o psiquiatra é o profissional especialista e também de terapia profissional, pode ser com psicólogo ou psicanalista.
Como diz o título, uma pessoa que sofre com ansiedade e depressão está na verdade, utilizando seus recursos internos para lutar e resistir aos problemas, mas chega um momento em que todo esse esforço acaba por ruir suas energias e, dependendo do tempo, histórico emocional e o tipo de situação, o quadro de depressão e ansiedade pode se agravar, necessitando então de ajuda profissional.
Sintomas de ansiedade e depressão.
Quando os sintomas da depressão se intensificam, o indivíduo mergulha em um conflito emocional que o leva a perder a vontade de se cuidar, sensação de choro o trona mais sensível e emotivo, passa a evitar a vida social, entra em um estado de desânimo para pequenas tarefas comuns e muito mais sintomas que cada um sente conforme sua estrutura emocional.
O maior equívoco é pensar que se trate de uma pessoa frágil, fracassada e fraca. Esse tipo de conceito só faz com que muitas pessoas que precisam de apoio tenta dissimular suas dificuldades, quando tudo o que precisam é de apoio e compreensão. Sem ter vergonha de procurar o médico, pois as perdas podem ser muitas quando o paciente não é tratado, começando pela perda de emprego e diversas oportunidades.
Dizer para a pessoa que está com depressão que ela é chorona, reclama de tudo sem força para nada, é uma crueldade, ela está doente das emoções e assim como uma gripe ou infecção precisa de tratamento e medicamento.
No caso da ansiedade exacerbada também é preciso atenção.
O indivíduo que sofre desse modo com ansiedade está sempre se precipitando, ou melhor, vive em sua mente tentando se antecipar às situações, causando irritabilidade e desgaste excessivo.
Esse misto emocional é perigoso e pode levar a pessoa a sérios danos, por isso é importante que familiares e amigos ajudem e apoiem o tratamento.