Muitas mamães passam cor esse problema durante a gravidez, sem saber o que está acontecendo com o seu corpo.
Toda mulher quando está grávida, o corpo sofre alterações durante todos os meses que se antecedem o nascimento do bebê, tudo isso incluindo fatores emocionais que a mulher alterna pro conta dos hormônios até o momento mais esperado para dar início a uma nova fase da vida.
Após dar a luz, não é raro a mulher ter diástase abdominal. Para ter uma ideia melhor de quantas mulheres em média passam por esse problema, considere que a cada quatro mamães, uma é afetada.
A cantora Sandy, assim como muitas mulheres, também teve diástase abdominal no pós-parto, ela foi diagnosticada e pôde reverter rapidamente.
Thaís Ferzosa foi outra famosa que também descobriu a diástase abdominal e usou técnicas de exercício para ajudar.
Como acontece a diástase abdominal.
À medida que a barriga da gestante vai crescendo, os músculos do abdômen precisam se esticar, o que é perfeitamente natural na gestação, sendo que os dois músculos localizados na região, de forma paralela, pode acontecer de não voltar a posição anterior a da gravidez se afastando entre si, então é quando acontece a diástase abdominal.
Quando a nova mamãe não tem diástase abdominal, significa que naturalmente os músculos conseguiram se recuperar bem.
Esse não é um problema novo, mas quando envolvem pessoas famosas o assunto ganha visibilidade, nesse caso é muito bom, pois nem todas s mulheres têm conhecimento e acabam por achar normal o abdômen sem conversar com o médico.
Os danos que a diástase abdominal provoca não se limitam apenas ao fator estético, mas a questões de saúde e bem estar, uma vez que causa enfraquecimento muscular na região abdominal que implica em simples tarefas do dia a dia, como se abaixar e levantar rapidamente, pegar objetos entre outros.
O tratamento depende da condição da mulher, pode ser por procedimento cirúrgico ou por exercícios específicos para o fortalecimento dos músculos.