O aeroporto de Porto Alegre retomou suas operações, nesta terça-feira (11), para o recebimento e retirada de mercadorias por transporte rodoviário.
A concessionária do Aeroporto Salgado Filho, a Fraport Brasil, informou que o transporte aéreo de cargas ainda não foi restabelecido devido à suspensão, no dia 3 de maio, de voos comerciais por tempo indeterminado, causada pela enchente que atingiu o estado, em maio.
Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
Continua depois da publicidade
A infraestrutura do terminal de cargas, no entanto, não foi afetada pelo alagamento na capital gaúcha, ao contrário da pista, do primeiro piso e das esteiras de bagagens do terminal de passageiros.
Para voltar a funcionar, o local foi vistoriado e recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Receita Federal e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária.
“Sabemos o quanto [a retomada das operações] é essencial para economia do estado”, afirmou o diretor comercial da Fraport Brasil, Rodrigo Sousa, por meio de nota.
Continua depois da publicidade
A Fraport Brasil informou, ainda, que as tarifas de armazenamento de cargas no período entre 3 de maio e 14 de junho estarão suspensas. Após esse período, depois, voltam a ser cobradas as tarifas aeroportuárias estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em nota, a Fraport Brasil disse que as equipes que trabalham no aeroporto concedido pelo governo federal estão mobilizadas para a retomada do aeroporto. “A abertura deste terminal de cargas é o primeiro passo desta recuperação que já começou, e com certeza não serão medidos esforços para deixá-lo totalmente operante novamente”, diz o comunicado.
Terminal de cargas
Inaugurado em 2021, o Terminal de Cargas (Teca) Internacional do Aeroporto de Porto Alegre funciona 24 horas para as operações de importação e exportação.
Continua depois da publicidade
A infraestrutura oferece capacidade de processamento de 100 mil toneladas de cargas ao ano, tanto para a importação quanto para a exportação.
No primeiro quadrimestre de 2024, passaram pela unidade internacional 11,32 mil toneladas de cargas e malas postais.
A infraestrutura do empreendimento tem a área total de 10.559m², sendo que o armazém de importação ocupa 3.398 metros quadrados; o armazém de exportação, outros 3.012m²; o complexo de câmaras frigoríficas preenche mais 388m²; e o armazém de cargas perigosas, 300m².
Continua depois da publicidade
Entre os principais tipos de cargas armazenados nos armazéns do terminal, estão:
- Metal mecânico;
- Eletrônicos;
- Ferramentas;
- Medicamentos;
- Têxtil;
- Couro;
- Máquinas e equipamentos;
- Perecíveis;
- Automotiva;
- Polímeros (como produtos derivados de petróleo);
- Animais vivos;
- Agropecuária;
- Hospitalar;
- Alimentícias;
- Cargas perigosas de todas as classes (embarcadas em aeronaves).
(Com Agência Brasil)