in

Elon Musk ataca novamente no X – alvo da vez é o “Padrinho” da IA 

Nos últimos dias, Elon Musk encontrou um novo alvo no X: o chefe de inteligência artificial da Meta, Yann LeCun. O cientista, aclamado em seu meio, e o bilionário trocaram críticas e ofensas na rede social, com Musk sendo acusado de “vomitar teorias da conspiração malucas” e LeCun sendo rebaixado a “apenas seguir ordens”.

A rixa começou com o cientista da Meta, que alfinetou o bilionário após Musk recrutar talentos para integrar a sua startup de inteligência artificial xAI – a empresa levantou, na última segunda-feira (27), um total de US$ 6 bilhões e tem a ambição de competir com Meta, OpenAI e Google nos avanços da tecnologia.

Musk escreveu que, para trabalhar na sua startup, é preciso ter interesse na “busca máxima e rigorosa da verdade, sem levar em conta a popularidade ou o politicamente correto”.

Continua depois da publicidade

Em resposta, LeCun escreveu no X que as pessoas devem se juntar a xAI se puderem “suportar um chefe” que “vomita teorias da conspiração malucas” e faz afirmações exageradas sobre IA, como dizer que essa tecnologia “matará todos e deve ser interrompida ou pausada”.

Não é a primeira vez que o cientista e o empresário brigam publicamente. Em 2017, LeCun discutiu com Musk e pediu que o bilionário se distanciasse do então presidente dos EUA, Donald Trump. Em março deste ano, houve outro desentendimento, com o cientista rejeitando a visão do empresário sobre a trajetória futura da IA, ao argumentar que ainda estamos “muito longe da inteligência de nível humano”.

Na segunda-feira, quando questionado sobre o que tem contra Musk, LeCun disse: “gosto de seus carros, seus foguetes, seus painéis solares e sua rede de satélites”, e acrescentou que não gosta muito “de sua política vingativa, suas teorias da conspiração e seu hype”.

Continua depois da publicidade

Mas a disputa continuou, com Musk questionando o cientista sobre o que ele fez nos últimos cinco anos, ignorando os mais de 80 artigos sobre IA publicados por LeCun desde 2022. O bilionário também disse que o cientista está “apenas seguindo ordens”.

A tréplica veio com o cientista afirmando que Musk “parece não entender como a pesquisa funciona”.

“Padrinho” da IA

LeCun é um cientista da computação influente e considerado um dos três “padrinhos da IA” por seu papel fundamental no campo. Além de liderar os esforços de inteligência artificial da Meta, LeCun também é professor da Universidade de Nova York.

Continua depois da publicidade

Embora a disputa com Musk seja antiga, a troca de mensagens recente pelo X parece não ter afetado muito o cientista. Quando um usuário descreveu a briga como prejudicial para a imagem de ambos, a resposta de LeCun foi de que estava em um voo de oito horas com Wi-Fi gratuito: “Muito divertido, eu diria.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que projetar para as ações após a disparada da última semana?

Brasil recupera desempenho de alfabetização do período pré-pandêmico