Os locais onde serão realizadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão revelados na quinta-feira, 25, às 10h. Saiba como conferir!
Os candidatos poderão consultar os locais de aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) a partir das 10h de quinta-feira, 25, através da página oficial da seleção.
Onde consultar?
A consulta será realizada na mesma página em que o candidato fez a inscrição no concurso. Para acessar, será necessário efetuar o login utilizando os dados da conta GOV.BR.
No Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), os candidatos encontrarão informações como número de inscrição, data, horário e local da prova, além de indicar se o candidato terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se aplicável.
Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizador do concurso, recomenda que os candidatos levem consigo o CCI impresso no dia das provas, em 5 de maio.
Em caso de erros no Cartão de Confirmação de Inscrição, os candidatos poderão solicitar correções entrando em contato com a Fundação Cesgranrio, banca organizadora, pelo telefone: 0800 701 2028.
Das provas
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em 228 municípios em 5 de maio
O coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, ressaltou a importância de verificar cuidadosamente as informações no Cartão de Confirmação de Inscrição.
“É fundamental que todos os candidatos verifiquem se o município indicado por eles no momento da inscrição para a realização da prova está correto. Se houver qualquer erro ou se o local de prova for muito distante de sua residência – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais de difícil acesso – é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio para solicitar as correções necessárias”, explicou o coordenador-geral.
Retamal enfatizou que não será possível alterar o município de aplicação das provas, uma vez que cada participante escolheu um município no momento da inscrição no concurso.
O Concurso Unificado será realizado em um total de 228 cidades em todo o país.
“O que foi declarado no momento da inscrição é o que será considerado. Por exemplo, se um candidato solicitou fazer a prova na cidade do Rio de Janeiro e o cartão indicou Campos, então ele poderá solicitar a correção para que seja ajustado para o Rio. Porém, se ele escolheu fazer a prova em Campos durante a inscrição, não será possível alterar para o Rio”, esclareceu Retamal.
Horários das provas por turno
Os candidatos serão submetidos às provas objetivas e discursivas nos turnos da manhã e da tarde, em 5 de maio. Veja os horários:
Turno da manhã:
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início da aplicação: 9h
- Término da aplicação: 11h30
- Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
- Duração da prova: 2h30
Turno da tarde:
- Abertura dos portões: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Início da aplicação: 14h30
- Término da aplicação: 18h
- Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
- Duração da prova: 3h30
Pela manhã, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Para o bloco de nível médio (8), os participantes responderão a 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
À tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão aplicadas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.
Já para o bloco de nível médio (8), serão 40 questões objetivas.
Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos, ou nota zero na prova discursiva.
Resumo do Concurso Nacional Unificado:
- Instituto: Mais de 20 órgãos do Executivo Federal
- Situação atual: Convocação para as provas objetivas
- Banca: Fundação Cesgranrio
- Cargos: Diversos
- Escolaridade: Níveis médio e superior
- Vagas: 6.640
- Remuneração: Até R$23.579,71
- Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
- Data da prova objetiva: 5 de maio